Tatuagens de âncoras são bem bonitas, além
de terem um forte significado. Os que tatuam âncoras podem ter um laço
com o mar, por ser uma parte do navio, sendo o que dá estabilidade e
segurança à embarcação no momento de ficar estacionada. Por isso, ela
representa tranquilidade, firmeza e fidelidade, em qualquer ramo, seja
profissional ou amoroso.
Além disso, ela também mostra confiança
no mundo espiritual, dando a ideia de esperança. Em contra partida, ela
também pode indicar a dificuldade em mudar e em tomar decisões, pois ela
representa algo imutável.Antigamente, quando feita por algum
marinheiro, a tatuagem mostrava que ele havia navegado pelo Oceano
Atlântico e conseguido voltar para casa em segurança, assim simbolizando
um abrigo seguro. Também servia como um rito de passagem entre o
marinheiro novato e o experiente.Ainda nessa linha de contos marítimos, podemos citar alguns deuses que remetem à âncora, veja abaixo.
Poseidon é um deus grego e Netuno é um deus romano, inspirado em Poseidon, ambos são remetidos diretamente com o mar, sendo a forças do mar, de acordo com a mitologia, é o responsável por tempestades e terremotos no mundo. A âncora se relaciona diretamente com ambos, por ser um elemento de segurança, já que os deuses são responsáveis pelas tempestades no mar.
Tritão, de acordo com a mitologia grega é uma divindade do mar, sendo meio homem e meio peixe, com o poder da sua concha pode alterar a calmaria do mar e torná-la uma grande tempestade, um pesadelo na vida dos marinheiros da época. Novamente a âncora pode ser relacionada com a segurança e estar em um local seguro, normalmente conhecida pelos marinheiros, como terra firme.
Ran, de acordo com a mitologia nórdica governa o mar, sendo um presságio de mau tempo e tempestades, uma deusa temida pelos marinheiros por ser maligna e arrastar para o fundo do mar os que não aceitam casar-se com ela ou suas filhas, por isto é também deusa do Submundo, dos Elfos Escuros e também conhecida como Senhora dos Mortos, na antiga mitologia escandinava, era conhecida como Norsa.
Varuna, conhecida na história hindu como deusa dos oceanos, é responsável pro cuidar daqueles que morrem no mar, é interessante associar a âncora nesta mitologia por ser um símbolo de que a pessoa está em segurança, longe dos mares e também longe de Varuna.
É importante lembrar que os significados de tatuagens são
pessoais e os textos mencionados acima são frutos de pesquisas e também
associações com a âncora.